✂️ Fique por dentro de todas nossas postagens! Siga a gente no Instagram.
✍️ Tem interesse em escrever para a Recortes? Fale com a gente por e-mail ou DM.
🩶 OBITUÁRIO
Faleceu ontem, aos seus 78 anos, o cineasta norte-americano David Lynch. O diretor sofria com um enfisema pulmonar desde o ano passado.
Responsável por clássicos como Veludo Azul, Cidade dos Sonhos e a telenovela Twin Peaks, David foi, ao lado de Federico Fellini, um dos grandes mestres do surrealismo na história do cinema mundial. Seu último trabalho como diretor foi em 2017, com a minissérie Twin Peaks: O Retorno.
Aprendi que, logo abaixo da superfície, há outro mundo, e mundos ainda mais diferentes à medida que você se aprofunda. Há bondade no céu azul e nas flores, mas outra força - uma dor selvagem e decadente - que também acompanha tudo.
– David Lynch.
📰 NOVIDADES
Janeiro mal começou, e já temos uma das melhores notícias do ano: a distribuidora Shout! Studios adquiriu os direitos de 156 filmes da icônica produtora, Golden Princess, trazendo para o público ocidental obras de Hong Kong por cineastas como John Woo, Johnnie To, Tsui Hark e Ringo Lam.
Embora os planos de restauração ainda não estejam totalmente definidos, a Shout! pretende remasterizar títulos selecionados de John Woo e até relançar alguns clássicos nos cinemas. Além disso, todos os filmes adquiridos também serão disponibilizados na plataforma de streaming Shout! TV.
A crítica e realizadora Waleska Antunes ministrará o curso O Cinema Segundo Chantal Akerman, uma série de encontros online analisando a filmografia da cineasta belga. O curso contará com oito encontros aos sábados, das 16 às 18h, e começa a partir de 22 de fevereiro. Vagas limitadas!
Dois filmes brasileiros foram selecionados para a 75ª edição do Festival de Berlim, que rola no final de fevereiro. O longa A melhor mãe do mundo, de Anna Muylaert, foi selecionado para a seção não-competitiva Berlinale Special, e o documentário Hora do Recreio, de Lucia Murat, para a Mostra Generation, voltada para o público infantojuvenil.
Falando em Berlinale, Mickey 17, o aguardado novo filme de Bong Joon-ho, estrelado por Robert Pattinson, também será exibido no festival. Este é o primeiro longa do cineasta desde o premiado Parasita. A estreia do filme nos cinemas comerciais está marcada para 7 de março.
Em outras notícias, o premiado cineasta japonês Ryūsuke Hamaguchi já tem planos para seu próximo filme: Our Apprenticeship, um filme sobre a vida de uma estudante japonesa em Paris, deve começar a rodar ainda esse ano.
Sem alarde, Asura, a nova série de Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro por Questão de Família, chegou ao catálogo da Netflix. Por algum estranho motivo, a plataforma sequer fez um anúncio antecipando o lançamento.
Alguém aqui com saudade de Succession? A Deadline revelou que o roteirista Jesse Armstrong tem um novo projeto em andamento: um filme! A trama deve acompanhar quatro amigos durante o caos de uma crise financeira internacional. Filmagens estão previstas para 2025.
✍️ ENSAIOS
O cinema mais interessante do mundo:
Crítica sobre o livro Ensaios Sobre o Cinema Brasileiro, da autora Andrea Ormond.
– por Filipe FurtadoMike Leigh’s Humanist Gestures:
Sobre a filmografia do cineasta inglês Mike Leigh.
– por Sam BodrojanVivre sa vie (The Story of Nana S.):
Um ensaios sobre o filme de Jean-Luc Godard.
– por Frieda Grafe. Tradução por Sis Matthé.
🎙️ ENTREVISTAS
TEXTO
Jesse Eisenberg, The Guardian.
Jim Jarmusch, Independent.
Joe Alwyn, The Guardian.
Magnus von Horn, The Guardian.
Mike Leigh, The Film Stage.
Mohammad Rasoulof, Vulture.
PODCAST
Willem Dafoe, The Louis Theroux Podcast.
📆 ESTREIAS DA SEMANA
DRAMA
Aqui, de Robert Zemeckis – 1h 44m.
Família, de Francesco Costabile – 2h 4m.
Maria Callas, de Pablo Larraín – 2h 3m.
MMA – Meu Melhor Amigo, de José Alvarenga Jr. – 2h.
Sol de inverno, de Hiroshi Okuyama – 1h 54m.
The Moon, de Kim Yong-hwa – 2h 9m.
TERROR / SUSPENSE
Lobisomem, de Leigh Whannell – 1h 43m.
Misericórdia, de Alain Guiraudie – 1h 43m.
DOCUMENTÁRIO
Luiz Melodia – No coração do Brasil, de Alessandra Dorgan – 1h 15m.
Obrigado por ler esta edição da Recortes!
Para continuarmos oferecendo nosso conteúdo gratuitamente, sua ajuda é fundamental. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um assinante ou compartilhar esta newsletter com amigos.
Uma perda para o cinema, uma perda para as artes, uma perda para a humanidade nestes tempos tão estranhos e turbulentos.