📝 ensaios e entrevistas
a 1ª edição da revista farol
Hoje temos lançamento! Criada e editada por Luíza Zauza, a Revista Farol é uma nova publicação independente de cinema que pretende reunir críticas e ensaios com base nos filmes da programação realizada pelo Grupo Estação, a rede de cinema de rua mais tradicional da cidade do Rio de Janeiro.
O primeiro número inclui 3 ensaios inéditos:
Cantando Estações: Uma análise sobre a mostra musical promovida pelo Estação, pela historiadora Ana Beatriz Marques.
Vai Ficar Pior: Um obituário em homenagem ao ator Paulo César Pereio, pelo nosso colaborador
.O Clint Despercebido: Uma leitura sobre a filmografia dos anos 90 de Clint Eastwood, dando merecido destaque a obras menos prestigiadas do diretor, pelo crítico Gabriel Linhares Falcão.
Além de quatro novas críticas sobre lançamentos recentes do circuito comercial, redigidas por Cláudio Gabriel, Guilherme Rodrigues, João Pedro Rodriguez e Mari Dertoni.
entrevistas da semana
🎏 cobertura de festivais
a 38ª edição do il cinema ritrovato
Teve fim na última semana de junho a edição de 2024 do Cinema Ritrovato, o festival de cinema realizado na comuna de Bologna, na Itália, dedicado à reexibição de clássicos do cinema.
A edição deste ano teve retrospectivas especiais para:
As atrizes Marlene Dietrich (O Expresso Shanghai) e Delphine Seyrig (Jeanne Dielman);
Os cineastas Anatole Litvak, Gustaf Molander, Kōzaburō Yoshimura, Pietro Germi e Sergei Parajanov;
Recomendo a leitura da tradicional cobertura do crítico Inácio Araújo, que redigiu uma série de artigos (i, ii, iii) relatando sua experiência no Cinema Ritrovato para a Folha de S. Paulo. O crítico Forrest Cardamenis também fez um apanhado legal do festival para a Film Stage.
🤔 o que assistir nesse final de semana?
vimeo (gratuito): Julio Bressane e Rodrigo Lima
A Cinemateca do MAM disponibilizou pelo seu canal no Vimeo o curta-metragem Ideograma (2024), um filme-colagem com imagens de filmes de Mário Peixoto, Rogério Sganzerla e do próprio Bressane.
Duração: 10 minutos. Disponível até 22 de julho.
mubi ($): Marguerite Duras
A MUBI disponibilizou Baxter, Vera Baxter (1977), filme de Marguerite Duras baseado num manuscrito nunca publicado pela cineasta.
Sinopse: A vida da protagonista Vera é recontada, destrinchando a relação com um marido que a utiliza para tentar escapar da falência de um negócio ao caso amoroso que tem com outro homem.
Duração: 95 minutos. Disponível por tempo indeterminado.
🍿 links de interesse
🇮🇹 A atriz francesa Isabelle Huppert irá presidir o júri do Festival de Veneza ao lado de cineastas como James Gray, Abderrahmane Sissako e Kleber Mendonça Filho [artigo].
💃🏼 Saiu o trailer de Anora, novo filme de Sean Baker! O filme foi vencedor da Palma de Ouro da última edição do Festival de Cannes. A data de lançamento no Brasil ainda não foi divulgada. [vídeo].
☮ Um documentário de 9 horas de duração sobre o músico Prince dirigido por Ezra Edelman (O.J.: Made in America) e produzido pela Netflix está correndo o risco de nunca ser lançado [artigo].
🔫 “O filme acabou, a bala não é de festim”: A Folha de S. Paulo republicou um artigo examinando como o uso de armas de fogo em Hollywood após a tragédia envolvendo Alec Baldwin na produção do filme Rust [artigo].
🏓 Enquanto o diretor Benny Safdie trabalha com o ex-lutador Dwayne Johnson em The Smashing Machine, seu irmão Josh Safdie está preparando Marty Supreme, um filme biográfico sobre o jogador de ping-pong Marty Reisman, estrelado por Timothée Chalamet [artigo].
🫣 A diretora Emerald Fennell (Saltburn) está ameaçando fazer uma adaptação cinematográfica de O Morro Dos Ventos Uivantes, clássico literário de Emily Brontë [artigo].
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.
Também estamos no Instagram e no Twitter!