📝 ensaios e entrevistas
a 77ª edição do festival de cannes
O Festival de Cannes deste ano chegou ao fim! Segue um resumão:
O júri deste ano, presidido pela americana Greta Gerwig, concedeu o prêmio da Palma de Ouro para Anora, do cineasta Sean Baker. A obra conta a história de um romance improvável entre uma stripper e o filho de um oligarca russo. Após se encontrarem por acaso numa noite novaiorquina, os dois prontamente decidem se casar. Os comparsas do pai oligarca, no entanto, são contra o relacionamento. O filme segue a tendência de Baker em contar histórias de comunidades marginalizadas na sociedade norte-americana, como em Projeto Flórida (2017) e Tangerina (2015).
No "Um Certo Olhar", mostra paralela à seleção oficial dedicada a cineastas menos conhecidos, a estatueta de melhor filme foi concedida a Black Dog, dramédia do cineasta chinês Guan Hu. O filme narra a história de um ex-motociclista que, após ser libertado da prisão, retorna à sua cidade natal e constrói uma amizade com um galgo inglês. Xiaoxin, o cão que protagoniza o longa, recebeu o prêmio do Grande Júri na cerimônia Palm Dog, que homenageia as melhores atuações caninas do festival.
No que se trata o cinema nacional, o diretor-geral de Cannes, Thierry Frémaux, celebrou o retorno da representação robusta do Brasil no festival, que neste ano foi representado por 5 filmes:
A Menina e o Pote, de Valentina Homem
A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro
Amarela, de André Hayato Saito
Baby, de Marcelo Caetano
Motel Destino, de Karim Aïnouz
Por fim, enquanto a Recortes não possui orçamento para enviar um correspondente para fazer uma cobertura completa de Cannes, recomendo a excelente cobertura que a Notebook fez do festival.
entrevistas da semana
Richard Linklater, New York Times e The Film Stage
🤔 o que assistir nesse final de semana?
portacurtas (gratuito): Bernardo Oliveira e Saskia
A plataforma Portacurtas disponibilizou o filme Caixa Preta (2022), de Bernardo Oliveira e Saskia, vencedor do prêmio de melhor curta/média-metragem da Abraccine de 2023.
Duração: 50 minutos.
netflix ($): Takashi Miike
Aparentemente a Netflix só largou na sua plataforma Lumberjack the Monster (2023), novo filme do aclamado cineasta japonês Takeshi Miike, sem aviso prévio. Sim, o mesmo diretor de Audition (1999) e Ichi the Killer (2001). Eu acho que ele merecia um pouquinho mais de respeito.
Sinopse: Depois de sobreviver a um ataque de um assassino em série mascarado, o advogado Akira Ninomiya parte em busca de vingança.
Duração: 118 minutos. Disponível por tempo indeterminado.
🍿 links de interesse
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🏆 Segundo a Empire, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está finalmente cogitando a criação de uma categoria no Oscar para premiar o trabalho de dublês [artigo].
🎞️ A Cinemateca Brasileira recuperou, catalogou e digitalizou mais de 1.700 filmes de sua coleção em nitrato de celulose: a parcela mais antiga e frágil do acervo da instituição e que reúne os mais antigos títulos da cinematografia brasileira [site].
🇮🇹 Já temos uma previsão dos prováveis diretores que participarão da seleção oficial do Festival de Veneza deste ano. Entre os nomes citados: Emmanuel Mouret, Kiyoshi Kurosawa, Luca Guadagnino, Lucrecia Martel, Steve McQueen e Walter Salles [artigo].
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