📝 ensaios e entrevistas
ubuplay - uma nova plataforma de streaming para os cinemas negros
Vem novidade por aí! Idealizada neste ano pelo cineasta Márcio Brito Neto, a UBUPLAY é uma nova plataforma de streaming brasileira que tem como intuito visibilizar o cinema elaborado por pessoas pretas e com acesso 100% gratuito. O projeto nasceu a partir da tese de doutorado de Márcio, “Akilombamento Cinematográfico: Ubuntu e os Cinemas Negros Brasileiro”, um projeto que conseguiu mapear mais de 400 cineastas negros que realizaram filmes no Brasil no século XXI.
A curadoria da plataforma será composta exclusivamente por filmes realizados por pessoas pretas, reunindo já em seu catálogo inicial mais de 100 obras por 80 cineastas diferentes, entre elas curtas, médias e longas-metragens, de países como África do Sul, Angola, Brasil, Gana, Guiné-Bissau, Portugal e Sudão. A Ubuplay também contará com o Zuela Podcast, um espaço de entrevista com os cineastas presentes no site.
A expectativa atual é de que a plataforma seja lançada oficialmente neste mês, no dia 21. Recomendo fortemente que vocês sigam o perfil de Instagram ou assinem a newsletter da plataforma para saberem mais detalhes sobre o seu lançamento. É um projeto muito legal e que merece bastante apoio. Não se surpreendam se brotarem recomendações em futuras edições da Recortes que estejam disponíveis por lá!
Aliás, aos moradores do Rio de Janeiro – fica a dica que a Cinemateca do MAM fará uma sessão especial neste final de mês (21/11) para comemorar o lançamento da plataforma Ubuplay! Será uma sessão dupla, com exibição do curta-metragem Novo Mundo (2020), de Natara Ney e Gilvan Barreto, e do documentário Kabadio – O tempo não tem pressa, anda descalço (2015), de Daniel Leite.
sorteio de livro sobre cinema
Aproveitar um espacinho desta edição para relembrar que eu elaborei uma pequena pesquisa pra conhecer um pouquinho mais dos leitores da Recortes! Aqueles que participarem estarão concorrendo a um exemplar físico de um livro sobre cinema, podendo escolher entre estas três obras sensacionais:
O sorteio será realizado no dia 17/11, na próxima edição da Recortes (#34).
entrevistas da semana
Martin Scorsese, Sight & Sound e New Yorker
🎏 cobertura de festivais
47ª mostra de são paulo
Terminou nesta quarta-feira (01/11) a 47º edição do Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a mostra de cinema mais invejada do ano por não-residentes de SP.
Ao contrário do Festival do Rio, eu infelizmente não pude estar lá pela Mostra. Talvez no ano que vem. Dito isso, teve uma galera muito craque cobrindo a Mostra, em particular a Revista Vertovina, que fez uma cobertura espetacular, com entrevistas com os diretores Júlio Bressane e Lenny Abrahamson, um ensaio sobre as obras restauradas do cineasta norte-americano Man Ray, além de extensas críticas de filmes como:
Na mostra competitiva do festival, tivemos as seguintes premiações:
Prêmio do Júri:
Melhor longa de ficção: Quando Derreter, de Veerle Baetens;
Melhor documentário: Samuel e a Luz, de Vinícius Girnys
Prêmio da Crítica:
Melhor Filme Brasileiro: O Dia que Te Conheci, de André Novais Oliveira.
Melhor Filme Estrangeiro: Afire, de Christian Petzold
Prêmio da ABRACCINE: Sem Coração, de Nara Normande e Tião.
Não deixe de conferir a lista completa dos premiados no site oficial da Mostra de SP!
🤔 o que assistir nesse final de semana?
e-flux (gratuito): Rosa Barba
A plataforma e-flux selecionou para este mês de novembro o curta-metragem Outwardly from Earth's Center (2007), da artista visual e cineasta ítalo-alemã Rosa Barba.
Sinopse: Uma narrativa fictícia sobre uma sociedade em um pedaço de terra instável que corre o risco de desaparecer.
Duração: 22 minutos. Disponível até final de novembro.
mubi ($): David Robert Mitchell
A MUBI disponibilizou o filme Corrente do Mal (2014), do diretor David Robert Mitchell. Uma futura sequência do filme, também escrita e dirigida por David, foi oficialmente anunciada nesta semana (30/10) pela produtora NEON.
Sinopse: Depois que Jay dorme com seu novo namorado pela primeira vez, ela descobre que é a última a receber uma maldição fatal que é passada de vítima para vítima por meio de relações sexuais.
Duração: 101 minutos. Disponível por tempo indeterminado.
🍿 links de interesse
🎞️ Agora você pode seguir o Martin Scorsese no Letterboxd! Sem muitas surpresas, o perfil do diretor se tornou a conta mais seguida da rede social em menos de um dia [portal].
🇧🇷 O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro sancionou na última terça-feira (24/10) a lei de cota de tela estadual, que prevê uma ocupação mínima de filmes brasileiros nas salas de cinema no estado [artigo].
🇹🇼 A família do cineasta taiwanês Hou Hsiao-hsien (Millenium Mambo, Flores de Xangai) confimou a triste notícia de que o autor foi obrigado a parar de trabalhar no seu último projeto, Shulan River, devido a complicações com Alzheimer [artigo].
🎭 Após uma nova contraproposta, o sindicato dos atores de Hollywood aguarda a resposta dos estúdios de Hollywood para enfim encerrar a greve da categoria. Caso não seja aceito, é possível que só retornem a negociar a partir de Janeiro [artigo].
🦸♂️ O usuário John Frankensteiner apontou um gráfico interessante nesta semana sobre o contínuo mal desempenho na bilheteria da Marvel. A queda ocorre justamente após a “polêmica” fala de Scorsese sobre os filmes do estúdio não se tratarem de cinema, mas sim “atrações de parque de diversões” [tweet].
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.
tava atrasado na leitura da RECORTES, e que surpresa boa ver minha crítica de "O mal não existe" e minha entrevista com o Lenny Abrahamson por aqui! obrigado, Pedro!
A exploração comercial contínua dos temas da Marvel obviamente teria um prazo de validade, o público cansou. Isso é um alerta para o cinema feito por IA.