📝 ensaios e entrevistas
a segunda edição da revista madonna
Saiu na última semana de setembro (28/09) o segundo número da Revista Madonna. A publicação foi editada por Leodoro Camilo Fernandes, Letícia Weber Jarek, Luiz Fernando Coutinho, Miguel Haoni, Victor Cardozo.
A nova edição, com mais de 120 páginas de conteúdo, possui:
Uma matéria especial sobre o filme Vermelho Bruto, de Amanda Devulsky, com dois ensaios e uma entrevista com a equipe por trás do filme.
Tradução de uma entrevista com o crítico Michel Mourlet, pai do mac-mahonismo e autor do clássico (e polêmico) texto “Sobre uma arte ignorada”.
9 críticas de lançamentos mais recentes do cinema, cobrindo filmes de Steven Spielberg (Os Fabelmans), James Gray (Armageddon Time), Charlotte Wells (Aftersun), Kyle Edward Ball (Skinamarink), M. Night Shyamalan (Batem à porta), entre outros.
Um extenso ensaio sobre a carreira da atriz Neve Campbell, estrela da série Pânico.
Uma entrevista inédita com a crítica Sylvie Pierre Ulmann, ex-crítica da Cahiers du Cinéma especializada em cinema sulamericano, que escreve desde 1991 para a Trafic.
entrevistas da semana
🎏 cobertura de festivais
a 17ª edição do cinebh
Rolou na última semana de setembro a 17ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.
Na competição, o longa-metragem Guapo’Y, da diretora Sofía Paoli Thorne, foi eleito o melhor filme do festival por decisão unânime tanto pelo júri oficial quanto da crítica, representado por integrantes da ABRACCINE. Foram premiados também os filmes Diógenes, do peruano Leonardo Barbuy, pela atuação de Gisela Yupa, e Puentes en el Mar, da colombiana Patricia Ayala Ruiz, que recebeu o “Destaque do Júri”.
O crítico Francisco Vidal fez uma extensa cobertura do festival para o blog Coletivo Crítico, com 4 textos, entre eles um sobre o grande vencedor da mostra, Guapo'Y. A revista digital Multiplot! também participou do evento, com dois textos sobre os primeiros 4 dias dos festival pelo crítico e cineasta João Pedro Faro.
Não deixe de conferir a lista completa dos premiados no site oficial do CineBH!
🤔 o que assistir nesse final de semana?
As indicações desta semana são do meu querido amigo Leonardo Freire, frequente leitor da Recortes. Para comemorar o mês do Halloween, ambas escolhas foram de terror.
youtube (gratuito): George Romero
O clássico A Noite dos Mortos-Vivos (1968), do cineasta George A. Romero, está em domínio público desde o ano de seu lançamento. A distribuidora original do filme nunca reivindicou direitos autorais sob a obra! Uma alma caridosa compartilhou o filme no Youtube. Modéstia a parte, são os melhores 15 primeiros minutos de um filme na história do cinema norte-americano.
Sinopse: Um grupo de pessoas se refugia em uma casa abandonada quando cadáveres voltam à vida e tentam devorar os vivos.
Duração: 96 minutos. Disponível para sempre.
mubi ($): Peter Tscherkassky
A MUBI disponibilizou o aclamado curta-metragem Outer Space (1999), do cineasta austríaco Peter Tscherkassky.
Sinopse: Uma mulher vai se deitar. Dorme. Começa a sonhar. Seu sonho a leva a paisagens de luz e sombra, num pesadelo abstrato.
Duração: 10 minutos. Disponível por tempo indeterminado.
🍿 links de interesse
🔮 A atriz Diane Kruger revelou a Variety que o próximo filme de David Cronenberg, The Shrouds, será o filme “mais pessoal” do diretor. A expectativa é de que a obra seja selecionada para exibição em algum festival de cinema do ano que vem [artigo].
🎨 Para a surpresa de poucos, o diretor Hayao Miyazaki dispensou sua aposentadoria pela nonagésima vez. Após o lançamento de The Boy and the Heron, o líder do icônico Studio Ghibli já voltou ao trabalho com ideias para seu próximo projeto. Normal, gente, ele é capricorniano… [artigo].
🎄 20 anos depois do lançamento de O Pagamento, o lendário cineasta chinês John Woo retorna ao cinema hollywoodiano com o filme Silent Night, um filme de ação sem diálogos. O filme estreia em dezembro nos EUA, mas ainda não possui data de lançamento no Brasil [trailer do filme].
🧑⚖️ A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta última quarta-feira (27/10) o projeto de lei da cota de tela estadual, que prevê uma ocupação mínima de filmes brasileiros nas salas de cinema no Estado. A expectativa é que a sanção do governador ocorra em outubro [artigo].
💸 Como previsto na edição anterior, a bilheteria dos cinemas nacionais só dá O Som da Liberdade, filme conspiracional sendo divulgado por meios bolsonaristas. Para a Folha de S. Paulo, o colunista Tony Goes questionou o aparente sucesso por trás do filme: a quem interessa que este filme seja visto? [artigo].
✏️ 5 meses depois, a greve dos roteiristas acabou! O sindicato dos roteiristas de Hollywood enfim chegou a um acordo com os estúdios. A AMPTP ofereceu uma nova fórmula de valores residuais devidos aos escritores, tendo como base o sucesso da obra audiovisual, assim limitações ao uso da IA como uma ferramenta auxiliar [artigo].
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.