📝 ensaios e entrevistas
a 9ª edição da revista limite
A nova edição da Revista Limite foi publicada nessa última terça-feira (11/07)! O número teve arte de capa feita por Pio Piolho e inclui textos de Beatriz Saar, Davi Pedro Braga, Gabriel Linhares Falcão, João Pedro Faro, João Vitor Giorno, Lucas Saturnino, Luiz Fernando Coutinho, Matheus Zenom, Paula Mermelstein, Paulo Martins Filho, Roberta Pedrosa e Vinícius Dratovsky.
A edição inclui 15 ensaios sobre:
Os filmes de Amy Halpern, Jacques Tourneur, Philippe Garrel e Rudolf Thome;
Os novos lançamentos de Hong Sang-soo e Steven Spielberg;
A temática da crueldade recreativa na arte – em particular na literatura (Clarice Lispector, Elena Ferrante) e na pintura (Lena Cronqvist, Sean Scully, Mamma Andersson);
O fascínio que os vulcões exercem sobre as pessoas, correlacionando os filmes de Werner Herzog sobre o tema (Into the Inferno, The Fire Within) e o terceiro romance da escritora Susan Sontag, The Volcano Lover.
A nova edição da Limite também traz duas entrevistas inéditas: a primeira parte de uma extensa conversa com o cineasta brasileiro Júlio Bressane, que continuará na próxima edição da revista, e outra com o cantor-compositor Fausto Fawcett.
entrevistas da semana
John Woo, Variety: Uma extensa conversa com o diretor chinês sobre sua filmografia e seu novo filme, Silent Night, que segundo o artista é: “um filme sem diálogos […] estamos nos utilizando da música em vez da linguagem".
Lucrecia Martel, The Film Stage: A cineasta argentina comenta sua quase-participação no MCU, defende sua premiação do filme Coringa, e fala sobre o ativista Javier Chocobar, tema de seu próximo documentário.
Bette Gordon, Sight & Sound: No 40º aniversário de seu aclamado filme Variety, a diretora discute a produção e o processo criativo por trás do filme.
Christian Petzold, The Film Stage: O diretor alemão fala sobre seu novo filme, Afire, sua abordagem em tentar subverter o conceito de “filme de verão” e a influência da série Twin Peaks.
Paul Schrader, Cinema Scope: O renomado diretor explora as motivações por trás de seu novo projeto, Master Gardener.
🎏 cobertura de festivais
a 37ª edição do il cinema ritrovato
Teve por fim nessa primeira semana de julho (02/07) a 37ª edição do “Il Cinema Ritrovato”. Vista como um “paraíso dos cinéfilos”, o festival de cinema fundado em 1986 pela Cinemateca de Bologna, na Itália, é dedicado exclusivamente à reexibição de clássicos, geralmente em novas restaurações, e à exibição de filmes raros reencontrados mundo afora.
A edição deste ano exibiu cerca de 470 filmes, com retrospectivas especiais para:
A atriz italiana Anna Magnani (Roma, Cidade Aberta);
A diretora de fotografia alemã Elfi Mikesch (Malina);
A roteirista italiana Suso Cecchi d'Amico (Sedução da Carne);
O cineasta japonês Teinosuke Kinugasa (Uma Página de Loucura);
O diretor armeno-americano Rouben Mamoulian (O médico e o monstro);
Os filmes do diretor inglês Michael Powell sem co-direção de Emeric Pressburger (Invasão de Bárbaros).
Para a Folha de S. Paulo, o crítico Inácio Araújo destacou a exibição de Un Revê Plus Long que la Nuit (1974), um conto de fadas feminista fantasmagórico da artista plástica Niki de Saint Phalle: “um filme quase secreto, lançado apenas na França em 1976 e agora reencontrado e restaurado”.
Não deixe de conferir a lista completa dos filmes exibidos no site oficial da mostra!
🤔 o que assistir nesse final de semana?
equinox (gratuito): Rhayme Vermette
A plataforma de streaming EQUINOX disponibilizou gratuitamente uma série de curtas-metragens da diretora experimental Rhayme Vermette.
Duração: 53 minutos. Disponível até o final de julho.
sesc digital (gratuito): Claire Denis
A plataforma de streaming do SESC disponibilizou gratuitamente o aclamado filme Bom Trabalho (1999), da francesa Claire Denis.
Sinopse: Ex-oficial da Legião Estrangeira Francesa, Galoup relembra sua vida outrora gloriosa, liderando tropas no Golfo de Djibuti. Sua vivência era feliz, rigorosa e regrada, mas a chegada de um jovem recruta promissor, Sentain, evoca sentimentos na mente de Galoup.
Duração: 91 minutos. Disponível até o começo de setembro.
🍿 links de interesse
🇫🇷 Ontem foi o aniversário de 75 anos da cineasta francesa Catherine Breillat! [tweet].
🇮🇹 Essa segunda-feira marcou o aniversário de 75 anos do filme Alemanha, Ano Zero (1948), do diretor Roberto Rossellini [trailer do filme].
🎏 O Festival de Cinema de Gramado anunciou a lista dos filmes que concorrem ao troféu Kikito, prêmio principal da mostra. A edição deste ano ocorre mês que vem, entre os dias 11 e 19 de agosto [artigo].
🎨 O portal The Paris Review disponibilizou um ensaio inédito, nunca antes divulgado, do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini sobre a obra do pintor Caravaggio [ensaio].
🇨🇭 Enquanto isso na Europa, o Festival de Locarno anunciou a seleção completa para a 76ª edição do festival, com filmes de Denis Côté, Lav Diaz e Quentin Dupieux. O festival ocorre no começo de agosto, do dia 2 a 12 de agosto [artigo].
🔺 Boatos de que o polêmico diretor Harmony Korine dirigiu um longa-metragem com parceria doo rapper Travis Scott. O projeto teria sendo desenvolvido para acompanhar o lançamento do seu futuro álbum de estúdio, Utopia [artigo].
🎥 A CNC divulgou a sinopse da mais nova produção do diretor iraniano Mitra Farahani – um documentário acompanhando os últimos meses de vida e trabalho de seu amigo próximo, o cineasta Jean-Luc Godard, antes de seu suicídio assistido [artigo].
🇧🇷 Falando nele… Você sabia que quando Jean-Luc Godard escreveu uma crítica altamente negativa para a Cahiers du Cinéma sobre o filme Orfeu Negro, de Marcel Camus, ele acabou redigindo um texto professando seu amor pela cidade do Rio de Janeiro? [tweet].
✒️ A conta @claricecartas no Twitter, que compartilha fragmentos de correspondências escritas pela autora Clarice Lispector ao longo de sua vida, criou uma lista no Letterboxd catalogando todos os filmes citados pela escritora no livro “Todas as Cartas” [lista].
🇰🇷 De acordo com o jornal Le Monde, o cineasta sul-coreano Hong Sang-soo começou a filmar seu próximo projeto (O trigésimo? Trigésimo primeiro? Já perdemos a conta!) O longa terá participação da francesa Isabelle Huppert, esta sendo sua terceira colaboração com a atriz [artigo].
🇯🇵 O último trabalho de Hayao Miyazaki, How Do You Live?, foi lançado hoje no Japão. Ele não terá trailer, teaser ou qualquer tipo de publicidade. Segundo o produtor, “o público terá que ver do que o filme trata com os próprios olhos. Todos terão de ir ao cinema”. Mas se você já quiser saber a sinopse… [artigo].
🇰🇷 E já estão brotando informações sobre o novo filme de Francis Ford Coppola. Seu projeto dos sonhos, Cosmopolis, deve estrear no Festival de Cannes de 2024, tem 2 horas de duração, e é, de acordo com o diretor Mike Figgis, que está filmando os bastidores do filme, “Júlio César misturado com Blade Runner” [artigo].
✊ E começou a greve da Screen Actors Guild! A paralisação, em conjunto com a greve do Writers Guild of America, praticamente paralisa todas produções que envolvem a indústria cinematográfica norte-americana. Todo nosso apoio às duas classes em sua luta por melhores salários e da regulação da inteligência artificial [artigo].
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.
A arte inicia a luta, ao mesmo tempo na revista Science foi publicado um estudo de pesquisadores do MIT, dizendo que o IA servirá para dar maior igualdade entre as pessoas ao aproximar escritores médios de escritores profissionais. Estaremos frente a uma disrupçao na história da humanidade.