📝 ensaios e entrevistas
r.i.p Kenneth Anger (1927 – 2023)
Faleceu no começo deste mês (11/05) o cineasta Kenneth Anger, “o mais monstruoso dos cineastas underground”, pioneiro do cinema experimental e queer norte-americano. Fascinado pelo ocultismo desde criança, Kenneth produziu mais de 30 curta-metragens exaltadamente surrealistas, dentre os mais famosos: Fireworks (1947), Scorpio Rising (1964) e Lucifer Rising (1980). Sua filmografia despertou o interesse de artistas como Martin Scorsese, David Lynch, John Waters, e foi uma das bases para a criação da estética do videoclipe musical moderno.
Anger, Kenneth, ensaio por Maximilian Le Cain, 2003 [artigo].
Catálogo feito para a mostra do CCBB “Kenneth Anger: O Fetichista Pop”, 2011 [pdf].
The Brilliant, Contradictory Vision of Kenneth Anger, obituário por Juliet Jacques [artigo].
Conversa entre Kenneth Anger e o diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn, 2008 [vídeo].
Magick Lantern Cycle, um compilado composto por nove dos curta-metragens mais influentes do diretor [playlist].
CINEMAGICIAN – Conversations with Kenneth Anger (2019), documentário sobre o cineasta por Carl Abrahamsson [vídeo].
Extra: Hollywood Babylon (1959), livro best-seller escrito por Kenneth Anger que detalha escândalos, orgias, mortes e crimes das celebridades de Hollywood [pdf].
entrevistas da semana
Lisandro Alonso, Film Comment: O cineasta argentino discute a produção por trás de seu novo filme, Eureka, participante da competição principal do Festival de Cannes.
Todd Haynes, The Film Stage: O diretor discute a narrativa e sua conexão pessoal com a história de seu novo filme, May December, também presente na competição de Cannes.
Abel Ferrara, The Film Stage: Uma breve conversa com o diretor sobre seu novo filme, Padre Pio, que estreia no circuito mundial hoje (02/06)!
Steve McQueen, Filmmaker: O diretor britânico revela detalhes sobre seu primeiro documentário, Occupied City.
🎏 cobertura de festivais
76ª edição do festival de cannes
Terminou nesse último sábado (20/05) a 76ª edição do Festival de Cannes, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. A edição deste ano foi marcada pelo retorno de grandes autores: Catherine Breillat e Jonathan Glazer ressugiram com seus primeiros novos filmes após dez anos; Lisandro Alonso após nove; Trần Anh Hùng após sete; e Alice Rohrwacher, Nuri Bilge Ceylan e Wang Bing após cinco. Tivemos também a (injusta) exibição do primeiro longa-metragem em 30 anos do espanhol Victor Érice, e o italiano Nanni Moretti finalmente lançou uma comédia após uma década de melodramas. Nessa leva de medalhões, infelizmente pouco se falou sobre possíveis novas revelações do cinema mundial, relegadas às mostras paralelas.
Sobre a mostra competitiva principal, o filme Anatomy of a Fall, da francesa Justine Triet, foi consagrado com a Palma de Ouro. O filme retrata a história de uma escritora alemã acusada de assassinar seu marido, cujo corpo é encontrado do lado de fora de um chalé isolado pelo filho, que é deficiente visual. A investigação não consegue concluir se a morte foi por assassinato ou suicídio e o caso é levado para o tribunal, com a viúva indiciada como suspeita. Depois de Jane Campion (The Piano) e Julia Ducournau (Titane), Justine é a terceira mulher a vencer o troféu do festival francês.
Já o Grand Prix e o Prêmio do Júri foram, respectivamente, para The Zone of Interest, de Jonathan Glazer, e Fallen Leaves, de Aki Kaurismäki. Não deixe de conferir a lista completa dos premiados no site oficial do Festival de Cannes!
Já nas mostras paralelas do festival, alguns cineastas brasileiros saíram laureados. Co-dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora, o filme A Flor do Buriti recebeu o prêmio de melhor equipe na mostra Um Certo Olhar. Na mostra Semana da Crítica, o longa Levante, da diretora Lillah Halla, foi premiado com o troféu de melhor filme de estreia.
Apesar de não premiado, vale ressaltar também a presença do curta-metragem Solos, do diretor Pedro Vargas, que participou na seleção oficial de Cannes na categoria Cinéfondation.
🤔 o que assistir nesse final de semana?
e-flux (gratuito): Jesse McLean
A plataforma de streaming e-flux disponibilizou dois curtas-metragens da cineasta norte-americana Jesse McLean.
Just Like Us (2013): Uma paisagem banal e familiar composta por lojas e estacionamentos revela-se um local rico em desejo, intimidade e mudanças radicais. Celebridades são observadas nesse ambiente e, nesse processo, são reduzidas a seres comuns. Duração: 15 minutos.
Wherever You Go, There We Are (2017): Neste travelogue experimental, o cenário é composto por cartões postais antigos cromados, que exibem não apenas paisagens cênicas da América do Norte, mas também o surgimento da infraestrutura e da indústria. Duração: 12 minutos.
Disponível até o final de junho.
mubi ($): Abbas Kiarostami
A MUBI disponibilizou no seu catálogo o filme Gosto de Cereja (1997), do iraniano Abbas Kiarostami. Ele foi o vencedor da Palma de Ouro na 50ª edição do Festival de Cannes.
Sinopse: Badii é um homem rico de meia-idade que está pensando em cometer suicídio e procura desesperadamente alguém que possa ajudá-lo. Ele já fez a sua cova embaixo de uma cerejeira nas montanhas, mas precisa que alguém enterre seu corpo.
Duração: 99 minutos. Disponível por tempo indeterminado.
🍿 links de interesse
🏝️ Uma foto do diretor sul-coreano Hong Sang-soo curtindo a praia de Cannes [tweet].
🪩 Essa segunda-feira (29/05) marcou o aniversário de 25 anos do filme Os Últimos Embalos da Disco (1998), do cineasta estadunidense Whit Stillman [trailer do filme].
🥃 A diretora Sofia Coppola dirigiu um comercial junto ao ator Keanu Reeves para o aniversário de 100 anos da Suntory Whisky, uma marca de uísque japonês [vídeo].
🇫🇷 Após conversar com conhecidos do cineasta francês, o escritor Christopher Small revela os últimos dias de vida de Jean-Marie Straub, que faleceu no final do ano passado [artigo].
🤐 Apesar da alta sigilosidade do Festival, os detalhes sobre as decisões do Júri de Cannes ocasionalmente vazam. O blog World of Reel listou 8 filmes que por pouco não foram premiados com a Palma de Ouro, assim como a história por trás de cada uma das decisões [artigo].
✝️ Após anunciar na conferência de Cannes que tinha interesse em dirigir outro filme sobre a tribo indígena Osage de Killers of the Flower Moon, o diretor Martin Scorsese visitou o Papa Francisco e revelou que possui interesse em sobre a história de Jesus Cristo. Segundo ele, o roteiro já está pronto [artigo].
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