📝 ensaios e entrevistas
r.i.p Jean-Marie Straub (1933 – 2022)
Faleceu, no último domingo (20/11), o feroz e impetuoso cineasta Jean-Marie Straub. Compôs, sempre em conjunto da esposa Danièlle Huillet (1936 – 2006), um corpo artístico profundamente revolucionário, influenciando artistas como Deborah Stratman, Glauber Rocha, Harun Farocki, Júlio Bressane, Rita Azevedo Gomes, entre inúmeros outros.
Foi compilado abaixo uma lista de links relevantes para qualquer pessoa já versada ou interessada em conhecer o trabalho monumental do casal, carinhosamente apelidado de “Straub-Huillet”.
Os dez filmes favoritos de Jean-Marie Straub, 2016 [artigo].
Obituário do crítico Richard Brody para a New Yorker [artigo].
Catálogo feito para a mostra Straub-Huillet, retrospectiva do CCBB, 2012 [pdf].
Pedro Costa fala sobre Onde Jaz o Teu Sorriso? (2001), filme onde documentou o trabalho de Huillet e Straub editando um corte do filme Sicilia! (1999), 2001 [vídeo].
entrevistas da semana
Helena Wittmann, Film Show: A diretora revelou algumas de suas maiores inspirações para seu segundo filme, Human Flowers of Flesh, exibido esse ano no Festival de Locarno. Entre elas: Claire Denis, Lina Wertmüller e Marguerite Duras. Curiosamente, o próprio Denis Lavant faz uma espécie de reprise do seu papel em Beau Travail (1999) no filme.
Mike De Leon, Film Comment: O realizador filipino responsável pelo clássico de terror Kisapmata (1981) comenta sobre a história do cinema do seu país, seu trabalho envolvendo o diretor Lino Brocka (o recomendado da semana!) e sua atual retrospectiva no MoMA.
Martika Ramirez Escobar, Screen Slate: Ainda sobre cinema filipino, a diretora fala sobre seu filme de estreia, Leonor Will Never Die, aclamado nos festivais de Toronto e Sundance e indicado para a categoria Melhor Filme Internacional no Independent Spirit Awards.
Charlotte Wells, Little White Lies: Uma breve conversa com a diretora de Aftersun, exibido a pouco na última 46ª Mostra de São Paulo. Para os interessados, o filme estreia em circuito nacional no próximo 1º de dezembro.
🎏 cobertura de festivais
55º festival de brasília
Chegou ao fim, neste último domingo (20/11), o 55º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro.
Na mostra competitiva, o vencedor da noite foi A Invenção do Outro, de Bruno Jorge. O filme relata uma expedição da Funai, organizada pelo indigenista Bruno Pereira, para tentar estabelecer contato com um grupo isolado de indígenas da etnia Korubo. Foi nessa mesma região que Bruno foi assassinado no junho deste ano, junto ao jornalista inglês Dom Phillips. A obra levou o Candango de Melhor Longa-Metragem.
A crítica Geo Abreu, da revista ‘Multiplot!’ fez uma cobertura do festival, redigindo textos sobre a sessão de curtas e o filme Mato Seco em Chamas, realizado por Adirley Queirós e Joana Pimenta, vencedor de sete categorias, incluindo Melhor Direção. Não deixe de conferir a lista completa dos premiados no site oficial do Festival de Brasília!
Para além das mostras principais, foi exibida uma retrospectiva do homenageado da edição, o cineasta Jorge Bodanzky: diretor do clássico Iracema - Uma Transa Amazônica (1975), que está disponível na plataforma de streaming Tamanduá TV.
Bodanzsky também foi responsável pela fotografia de vários filmes notáveis da história do cinema nacional, entre eles:
O Profeta da Fome (1973), terror de Maurice Capovila; estrelado por José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão.
Compasso de Espera (1970), drama de Antunes Filho; estrelado por Zózimo Bulbul.
Hitler 3º Mundo (1968), comédia de José Agripino de Paula; com participação de Jô Soares.
Ah sim, todos os três filmes listados anteriormente estão disponíveis gratuitamente no YouTube! Só clicar os links acima. Dica para os cariocas: Compasso de Espera será exibido hoje (25/11), às 19:00, no Estação NET Rio.
🤔 o que assistir nesse final de semana?
le cinéma club (gratuito): G. Anthony Svatek
A Le Cinéma Club disponibilizou hoje (25/11) o curta-metragem .TV (2017), do diretor G. Anthony Svatek.
Sinopse: O cobiçado sufixo ‘.tv’ para domínios web é examinado como uma forma de capital e também como um emblema de Tuvalu, um estado da Polinésia que sob risco desaparecer devido a mudanças climáticas que decidiu recriar seu próprio território no metaverso como forma d “preservar sua nação”.
Duração: 22 minutos. Disponível até sexta-feira que vem (02/12).
mubi ($): Lino Brocka
A MUBI disponibilizou ontem (24/11) o filme Insiang (1976), de Lino Brocka. Foi o primeiro filme filipino na história a ser exibido no Festival de Cannes e foi recentemente restaurado pelo World Cinema Project, de Martin Scorsese.
Sinopse: Insiang é uma jovem que vive em uma pobre e populosa favela. Ela sofre nas mãos de todos ao seu redor: seu namorado insensível, sua mãe tirânica e o amante desprezível de sua mãe. Após ser violentada pelo amante, Insiang decide se vingar.
Duração: 94 minutos. Disponível até final de dezembro.
🍿 links de interesse
🚓 O último domingo (25/11) marcou o aniversário de 30 anos do filme Bad Lieutenant (1992), dirigido por Abel Ferrara [trailer do filme].
🕵🏻 A data de hoje (25/11) também marca o aniversário de 75 anos do filme Out of The Past (1947), dirigido por Jacques Tourneur [trailer do filme].
🐀 A vez que a Disney requisitou a ajuda de Henry Kissinger, ex-secretário de Estado dos EUA, para sabotar o lançamento e posterior distribuição do filme Kundun (1997), de Martin Scorsese, em troca da autorização do governo chinês para construir parques temáticos no território do país [artigo].