📝 ensaios e entrevistas
caminhando pelo cinema: dos irmãos lumière a hayao miyazaki
Lá por meados de 2016, impossibilitado de caminhar após uma cirurgia na perna, o crítico de cinema Richard Brody escreveu um ensaio intitulado Cinema’s Walking Cure: uma reflexão sobre o aparentemente banal ato cinematográfico de andar.
De início, Richard já nos relembra que o próprio cinema se inaugura por essa ação cotidiana em A Saída dos Operários da Fábrica Lumière (1895), ou até mesmo nos estudos de Eadweard Muybridge sobre o caminhar de pessoas. Daí se inicia um exemplar ensaio explorando a evolução do filmar da caminhada, do cinema clássico ao moderno. O escritor relaciona até mesmo a experiência de suas caminhadas em direção ao cinema, ou dos pós-sessão.
De fato, o ato de ir ao cinema nos remete a memórias distintas de breves passeios a pé. Leitores cariocas da Recortes talvez possuam histórias similares às minhas: da volta para a Cinelândia após uma sessão na Cinemateca do MAM; de sair do IMS Rio (deixará saudades!) e descer a interminável ladeira da Marquês de São Vicente; de correr com amigos até o metrô da Uruguaiana após uma sessão noturna no CCBB.
Nossa paixão pelo cinema, pelas telonas, nos induz a descobrir cantos das cidades que nós nunca descobriríamos sozinhos. Nos provoca, para além disso, sensações inéditas: Uma querida amiga me contou, por exemplo, que quando voltava das sessões da mostra Cidade em Chamas: O Cinema De Hong Kong, vinha a vontade de sair chutando as lixeiras na rua para arrumar confusão. Como Brody aponta em seu texto:
Andar na cidade oferece uma visão do absoluto que é também uma eterna insatisfação - nenhuma cidade na tela pode igualar a da própria experiência, da própria imaginação - porque o poder máximo da cidade é precisamente o da imaginação. Seus detalhes simbolizam as possibilidades aparentemente infinitas do todo, e a cidade inteira ainda é ela mesma apenas um símbolo para todas as realizações humanas, para o mundo em geral. Como tal, a cidade não existe, exceto nos sonhos de cada um de seus habitantes, de cada um de seus amantes, na mente de todos aqueles que ela inspira.
Por coincidência, enquanto relia esse artigo no começo da semana, me deparei com a notícia de que a artista californiana Rebekah Machemer havia traduzido um pequeno guia educativo pelo diretor Hayao Miyazaki, datado de junho de 1980, sobre como compôr ciclos de corrida para animações.
A newsletter Animation Obssessive também fez uma extensa edição especial em torno dessa tradução, explorando mais a fundo as ideias de Miyazaki a partir da leitura de um ensaio escrito pelo mesmo que acompanhava esse guia visual.
Vale lembrar que o último filme de Miyazaki, How Do You Live, chega aos cinemas japoneses em 14 de julho desse ano, com possível estreia mundial em agosto, no Festival de Veneza. A animação será uma adaptação do romance preferido do diretor, Como você vive? (1937), escrito por Yoshino Genzaburō.
r.i.p Peter Mak Tai-kit (1957 – 2023)
Faleceu nesta segunda-feira (28/03) o diretor e ator vietnamita Peter Mak Tai-kit. Após sua família migrar para Hong Kong devido à Guerra do Vietnã, Peter se matriculou na National Taiwan Normal University para estudar belas-artes, onde dirigiu uma série de curtas premiados dos mais diversos gêneros; drama, animação e documentário1. Em Hong Kong, Peter chegou a fazer um punhado de filmes, entre eles o icônico The Wicked City (1992), uma adaptação live-action, produzida por Tsui Hark, do polêmico anime Poderes Eróticos (1987).
Vídeo-entrevista com Tsui Hark sobre o filme The Wicked City.
Ensaio por John Snadden para a Heroic Cinema sobre The Wicked City.
misericórdia quanto filme novo
Com o Festival de Cannes se aproximando, a quantia de notícias sobre os novos lançamentos desse ano começam se acumular rapidamente. Mas não seja por isso! A Recortes de Película fez o trabalho sujo para você, reunindo todas as novidades abaixo.
Saíram trailers para os filmes:
Asteroid City, de Wes Anderson.
Master Gardener, de Paul Schrader.
Il sol dell'avvenire, de Nanni Moretti.
As filmagens do novo filme de Francis Ford Coppola, Megalopolis, chegaram ao fim nessa quinta-feira (30/03). O longa deve estrear em 2024, junto de uma graphic novel.
O último filme de Quentin Tarantino não irá tratar da crítica Pauline Kael como havíamos previamente comentado na última Recortes, mas ele de fato se chama The Movie Critic e talvez seja estrelado por Cate Blanchett.
O diretor Pedro Almodóvar confirmou que seu novo curta-metragem Strange Way of Life, uma “sequência espiritual de Brokeback Mountain” com Ethan Hawke e Pedro Pascal será o filme de abertura do Festival de Cannes deste ano.
Killers of the Flower Moon, o novo filme de Martin Scorsese, já possui data de lançamento: 6 de outubro em circuito limitado e 20 de outubro no comercial. Por conta dessa janela, o filme é elegível para competir a Palma de Ouro em Cannes.
Enquanto aguardamos mais notícias sobre Ferrari, Michael Mann aparenta estar planejando adaptar seu livro Heat 2 num filme de verdade. Sim! Uma sequência de Fogo Contra Fogo (1995) estrelando Adam Driver, Al Pacino, Ana de Armas e Austin Butler.
Fãs de David Robert Mitchell podem ficar aliviados. O diretor de Corrente do Mal (2014) e O Mistério de Silver Lake (2018) finalmente vai filmar seu aguardadíssimo quarto longa-metragem: um “mystery/thriller com dinossauros” estrelado por Anne Hathaway possivelmente chamado Flowervale Street.
Segundo o portal Discussing Film, o diretor Clint Eastwood dirigirá em breve seu último filme, Juror #2, a história de um jurado num julgamento por assassinato que percebe ter possivelmente causado a morte da vítima, enfrentando o dilema de manipular o júri para se salvar, ou revelar a verdade e se entregar.
Nicole Brenez, teórica de cinema e antiga auxiliar de Jean-Luc Godard confirmou à revista Critikat que o diretor deixou múltiplos filmes a serem completados por ela e Fabrice Aragno após seu falecimento. Boatos, também, de que seu curta-metragem Funny Wars deve ser exibido no Festival de Cannes em maio.
entrevistas da semana
Chad Stahelski, Journal: O diretor de John Wick 4: Baby Yaga fala sobre suas maiores influências, em particular, o cinema das irmãs Wachowski. Sim, o “cinema vulgar” aterrisou no topo da cadeia hollywoodiana.
Ben Affleck, Hollywood Reporter: Em uma conversa franca, o ator-diretor explica, entre outras coisas, as maneiras incomuns e inovadoras que ele está estruturando sua nova empresa de produção, a Artists Equity.
Walter Hill, Sight & Sound: O realizador estadunidense foi convidado pela BFI para conversar sobre sua extensa e influente filmografia.
🤔 o que assistir nesse final de semana?
le cinéma club (gratuito): Chantal Akerman
O Le Cinéma Club disponibilizou o curta-metragem Family Business (1984), da cineasta belga Chantal Akerman.
Sinopse: Feito enquanto Chantal escrevia o roteiro de Golden Eighties (1984), este curta chaplinesco detalha a viagem da cineasta a Los Angeles em busca de um desconhecido tio rico, a quem ela espera poder financiar um de seus filmes.
Duração: 17 minutos. Disponível por tempo indeterminado.
mubi ($): Jim Jarmusch
A MUBI disponibilizou no último sábado (25/03) o filme Estranhos no Paraíso (1984), do diretor estadunidense Jim Jarmusch.
Sinopse: Willie, um expatriado húngaro desocupado em Nova Iorque recebe a visita inesperada da sua jovem prima Eva. Da indiferença inicial nasce uma grande amizade. Mais tarde, Eva vai morar com sua tia em Cleveland, e Willie decide levar seu melhor amigo Eddie para visitá-la, resultando em uma viagem estranha e agitada até a Flórida.
Duração: 86 minutos. Disponível até final de abril.
🍿 links de interesse
🤠 Essa segunda-feira foi o aniversário de 75 anos de Sangue de Heróis (1948), de John Ford [trailer do filme].
🛵 E o aniversário de 25 anos do filme Aprile (1998), do cineasta italiano Nanni Moretti [trailer do filme].
🦶 E também o aniversário de 60 anos do diretor Quentin Tarantino! Vocês sabiam que ele foi um jurado na 3ª temporada de American Idol? [vídeo].
🃏 Quem é a doutora? A Lady Gaga. Então cala sua boca! Foram divulgadas, nesta semana, as primeiras imagens da atriz como Arlequina no filme Joker: Folie à Deux, de Todd Phillips. O longa deve estrear em 2024 [artigo].
👟 Um usuário do Twitter desenterrou um comercial de 1991 da Nike feito pelo cineasta Jean-Luc Godard para o tênis o Air Max 180. A propaganda nunca foi exibida: “Não era bem o que eles esperavam mas, afinal de tudo, era o Godard” [vídeo].
📚 O crítico e professor de cinema Sérgio Alpendre vai ministrar um curso online de cinema, ‘Jerry Lewis e a comédia americana moderna’, explorando a filmografia do cineasta-ator e o que se deu da comédia norte-americana após ele. Começa no dia 5 de abril, com duração de 8 aulas. A primeira aula será aberta! [site].
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Fonte do site hkfilmdirectors.com: Apesar de terem acumulado 8 prêmios pela Golden Harvest Awards, não há registro online dos curtas-metragens de Peter Mak.