📝 ensaios e entrevistas
100 anos de Chang Cheh (1923 – 2002)
Hoje (10/02) marca o centenário do cineasta chinês Chang Cheh, o “padrinho” do cinema de Hong Kong. Junto a outros diretores como King Hu e Lau Kar-Leung, Chang foi figura crucial da histórica produtora Shaw Brothers, tendo sido um dos pioneiros do gênero wuxia e kung fu no cinema. Em vida, dirigiu mais de 90 filmes, entre eles clássicos como O Espadachim de um Braço (1967), A Vingança do Kung Fu (1970) e Os Cinco Venenos de Shaolin (1978), além de ter sido mentor de outros ícones do cinema de Hong Kong, como o ator-lutador Bruce Lee e o diretor John Woo.
The Master: Chang Cheh, documentário sobre o diretor, 2003 [vídeo].
Chang Cheh: Death and Glory, ensaio por Sean Gilman para o Notebook, 2018 [artigo].
Catálogo organizado pela Cinemateca do MAM para a mostra do centenário do diretor, 2023 [pdf].
Vídeo-entrevista com o diretor para o documentário Yang ± Yin: Gender in Chinese Cinema, 1996 [vídeo].
entrevistas da semana
Sara Driver, Screen Slate: Homenageada recentemente pelo Cinema Roxy (o de Nova Iorque, não o de Copacabana), a diretora e atriz independente fala sobre You Are Not I (1981) e outras obras de sua filmografia.
Julio Bressane & Rodrigo Lima, O Globo: A dupla conta um pouco sobre o próprio processo de pesquisa por trás de seu novo filme, A longa viagem do ônibus amarelo.
Brandon Cronenberg, The Film Stage: O nepobaby favorito do cinema de terror contemporâneo fala sobre seu novo filme, Infinity Pool.
Steven Soderbergh, Vulture: O diretor explica o motivo que o fez retornar para dirigir o terceiro filme da franquia Magic Mike.
🎏 cobertura de festivais
52º festival de roterdã
Terminou nesse último domingo (05/02) a última edição do Festival de Roterdã, uma mostra de cinema “menor” quando comparada ao “Big Three” (Berlim, Cannes e Veneza), mas ainda assim com uma relevância considerável no plano do cinema mundial.
Na mostra competitiva principal do festival, o vencedor de melhor filme foi o documentário camaronês Le Spectre de Boko Haram, da diretora Cyrielle Raingou. O júri também concedou dois prêmios especiais para os cingalês Munnel, de Visakesa Chandrasekaram, e New Strains, de Artemis Shaw e Prashanth Kamalakanthan.
Não deixe de conferir a lista completa dos premiados no site oficial do Festival de Rotterdam!
O crítico David Jenkins, da revista Little White Lies, fez uma cobertura do festival, redigindo textos sobre alguns dos melhores filmes que ele assistiu, incluindo alguns que não foram inscritos nas mostras competitivas.
Um filme exibido no festival que não foi citado por Jenkins mas que eu considero de particular interesse é o brasileiro A longa viagem do ônibus amarelo, de Júlio Bressane e Rodrigo Lima. Co-produzido pela Cinemateca do MAM, o filme de mais de 7 horas de duração(!) compila trechos de todos os 58 filmes da carreira de Bressane. A dupla responsável concedeu uma entrevista para O Globo contando um pouco sobre as filmagens e o próprio processo de pesquisa para a obra.
🤔 o que assistir nesse final de semana?
le cinèma club (gratuito): howard alk e mike gray
A Le Cinéma Club disponibilizou hoje (10/02) o filme Revolução Americana 2 (1969), dirigido por Howard Alk e Mike Gray.
Sinopse: O filme começa documentando os confrontos entre os manifestantes e a polícia de Chicago durante a Convenção Nacional Democrática de 1968. Ele então passa para examinar a relação improvável que estava se desenvolvendo entre o movimento dos Panteras Negras e os Jovens Patriotas, eventualmente formando a Coalizão Arco-íris.
Duração: 76 minutos. Disponível até sexta-feira que vem (10/02).
mubi ($): sergei parajanov
A MUBI disponibilizou ontem (09/12) o filme A Cor da Romã (1969), do diretor soviético Sergei Parajanov.
Sinopse: A trajetória do poeta e músico armênio Sayat Nova é revelada mais através de sua poesia do que de eventos importantes de sua vida, por meio de um imaginário lírico, poético e belamente construído, sem tramas ou diálogos.
Duração: 77 minutos. Disponível até início de março.
🍿 links de interesse
👓 Após o diretor comentar numa recente entrevista que sua visão tem deteriorado progressivamente nos últimos anos, o trailer do novo filme de Hong Sang-soo, in water, revela imagens exclusivamente fora de foco [trailer do filme].
💌 A MUBI reuniu sete colaboradores de sua publicação Notebook para homenagear o recém-falecido diretor Jean-Luc Godard. Cada um deles contribuiu com um texto-carta revelando memórias afetivas que eles possuem com sua obra [artigo].
Obrigado por ler esta edição da Recortes de Película!
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.